O uso do “T”, também conhecido como Benjamin, é amplamente usado pelos brasileiros, onde se dá pouca importância às recomendações dos projetos de instalação elétrica.
Desde que tomadas todas as medidas de segurança, o uso do “T” não é um problema, exceto quando utilizado de maneira inadequada. Cada tomada de uma instalação tem uma potência máxima de aparelhos que podem ser ligados simultaneamente.
Quando se usa o Benjamin, mais equipamentos podem ser ligados a uma mesma tomada, aumentando sua potência. O aumento de potência em uma parte do circuito faz com que naquele ponto haja um aumento da corrente circulante.
Se os condutores e a tomada tiverem uma corrente acima da máxima calculada para aquele ponto do circuito, um aquecimento vai começar a ocorrer e neste momento o Benjamin se torna extremamente perigoso. Muitos incêndios se iniciam pelo mau uso do Benjamin e das extensões de tomadas.
Por exemplo: ao aumentar a potência de uma tomada usando eletrodomésticos em um Benjamin, deve-se aliviar outras tomadas que estejam ligadas no mesmo circuito, tomando o devido cuidado para que a corrente elétrica neste Benjamin não seja maior do que a suportada pelos cabos e pelo próprio Benjamin, evitando assim o superaquecimento.
A TG SERVICES é especialista em manutenção elétrica comercial e industrial, e conta com profissionais altamente treinados e capacitados para prestar manutenção preventiva e corretiva.
Para mais informações, acesse o site ou entre em contato pelo (41) 3203-9462 ou pelo e-mail tgservices@tgservices.com.br.
#eletricidade #manutenção #eletricista #tgservices