Sem ter os devidos cuidados, os insetos podem fazer muitos danos a gramados que podem ser difíceis de reparar.
Os insetos comedores de grama podem ser divididos em dois grandes grupos de acordo com o local onde se alimentam: os insetos que se alimentam da superfície tomam suas refeições no topo do gramado e são facilmente visíveis; os insetos do subsolo atuam nas raízes de seu gramado, tornando a detecção e o controle mais difíceis.
1. CUPINS
Mais comuns no Sudeste e Centro-Oeste, os cupins deixam caminhos ou trilhas no gramado, formada por grama cortada. O nível de dano é pequeno, e o controle não é difícil.
2. LAGARTAS DE GRAMA
São mais comuns na Primavera e no Verão, e atacam várias espécies de gramados. Quando elas começam a atacar a grama, elas deixam pequenas manchas brancas na folha. Após esta fase, a grama fica com aspecto de cortada. O potencial de dano é grande, porém, seu controle é fácil.
3. COCHONILHAS
Também são mais comuns na Primavera e no Verão. Ao atacar a grama elas deixam manchas escuras no gramado, como se estivesse faltando água. A grama sai facilmente como se seu sistema radicular estivesse morto ou apodrecido. Seu potencial de dano é grande, e o controle é difícil.
4. ÁCAROS
São vistos com mais frequência na Primavera e no Inverno, e deixam o gramado com um aspecto de superbrotamento formado por folhas pequenas. Possuem baixo potencial de danos e são de fácil controle.
5. CORÓS
Estão presentes em todo o Brasil, com preferência para regiões úmidas e de altas temperaturas. Dependendo da espécie, podem ocorrer vários buracos no gramado, principalmente perto de postes de luz, como também manchas escuras no gramado, parecendo falta de água.
A TG SERVICES é especialista em jardinagem e paisagismo e pode auxiliar na implantação ou manutenção de gramados de qualquer porte.
Para mais informações, acesse o site ou entre em contato pelo (41) 3203-9462 ou pelo e-mail tgservices@tgservices.com.br.
#gramados #paisagismo #jardinagem #dicas #pragas #tgservices #facilities