As causas que levam ao aparecimento de trincas, fissuras e rachaduras em paredes, vigas ou lajes são diversas. Podem surgir devido a infiltrações, movimentação do terreno, fraqueza da estrutura, uso de materiais de construção de baixa qualidade, etc. A diferença entre esse “traços” é o tamanho da abertura e o seu tempo.
As fissuras são aberturas finas com até 0,1cm, normalmente superficiais. As trincas têm abertura entre 0,1cm e 0,3cm, sendo capazes de dividir uma parede em partes distintas. Já uma rachadura possui acima de 0,3cm, e normalmente é a que requer maior atenção. De qualquer modo, em todos os casos é bastante importante acompanhar a evolução da “patologia” estrutural.
Com relação à direção, aquelas verticais ou horizontais são as menos preocupantes (normalmente estão relacionadas com a variação de temperatura ou infiltrações). Porém, as que possuem ângulo de 45 graus precisam de maior análise, já que estão associadas ao afundamento parcial (recalque) da estrutura.
Para corrigir, primeiro é necessário conhecer a origem do problema. Infiltração? Movimentação de terra? Estrutura frágil?
Caso não exista uma manutenção corretiva, coloca-se em risco a estrutura da edificação, abrindo espaço para desabamentos ou até mesmo a sua queda total. A TG Services possui profissionais capacitados para realizar a manutenção corretiva dessas patologias.
Para mais informações, entre em contato pelo (41) 3203-9462 ou pelo e-mail tgservices@tgservices.com.br.
Aproveite para visitar o site em https://www.tgservices.com.br/
#reparos #manutenção #trincas #fissuras #rachaduras