Para liderar uma estratégia eficaz de gerenciamento de ativos, não se pode dar ao luxo de confiar apenas na manutenção reativa.
As estratégias mais econômicas adotam uma abordagem proativa para a conservação de ativos, que inclui tanto trabalho de manutenção preditiva quanto preventiva.
Estes dois métodos de manutenção visam aumentar a confiabilidade dos ativos e reduzir a probabilidade de falha da máquina, consequentemente, reduzindo os altos custos de manutenção não planejada.
Mas embora tenham o mesmo objetivo e sejam complementares uma à outra, a manutenção preventiva e preditiva não são a mesma coisa.
A principal diferença entre estes dois métodos de manutenção é que a manutenção preventiva é programada regularmente, de tempos em tempos, enquanto a manutenção preditiva é programada conforme necessário, com base na condição do ativo.
Embora ambas as abordagens de manutenção exijam que os gestores confiem fortemente nos dados para orientar as decisões, o tipo de dados utilizados é diferente.
Ao elaborar uma programação de manutenção preventiva, os gestores de manutenção precisam acessar as médias da indústria, verificar as recomendações sobre o Fabricante do Equipamento Original (OEM) e conhecer as melhores práticas.
Por outro lado, os gestores de manutenção que elaboram um programa de manutenção preditiva tendem a usar a utilização real de um ativo e as condições atuais para decidir quando realizar a manutenção.
A TG SERVICES, entre os seus serviços de Facilities, oferece profissionais treinados e capacitados em manutenção comercial e industrial, para atender empresas de qualquer porte e segmento.
Para mais informações, acesse o site ou entre em contato pelo (41) 3203-9462 ou pelo e-mail tgservices@tgservices.com.br.
#manutenção #prever #prevenir #facilities #tgservices