O objetivo de uma caixa de gordura é coletar e, portanto, reduzir a quantidade de gorduras, óleos e graxas que entram nos esgotos principais. A graxa que entra no sistema de esgoto principal irá, com o tempo, criar bloqueios, odores desagradáveis e infestação de pragas.
Elas podem ser feitas de vários materiais diferentes, incluindo aço inoxidável, aço macio, plástico, concreto, etc. Os modelos comerciais eficazes variam de 40 litros de capacidade a 45 mil litros ou mais. Eles podem ser localizados acima do solo, abaixo do solo, dentro da cozinha ou fora do edifício.
Em Curitiba, a lei 13.634 obriga as edificações da cidade a terem caixa de gordura para receber o esgoto de pias de cozinha e de copa.
Esta exigência já existia no antigo Código de Posturas do Município, de 1953. No entanto, com a vigência da nova lei de 2004, este item não foi contemplado.
A lei altera o artigo 144 da lei 11.095 de 2004, que passa a vigorar acrescido do §3º com a seguinte redação: “As águas provenientes de pias de cozinha e de copa deverão passar por uma caixa de gordura antes de serem lançadas no sumidouro ou no ramal conectado à rede de esgotos sanitários.”
Para a limpeza de caixas de gordura, a TG SERVICES comercializa um excelente produto baseado em enzimas chamado ENZMAX, capaz de auxiliar na limpeza de caixas de gordura e fossas.
Para mais informações, acesse o site ou entre em contato pelo (41) 3203-9462 ou pelo e-mail tgservices@tgservices.com.br.
#leis #caixadegordura #limpeza #gordura #cozinha #tgservices #facilities