A tinta é composta por três componentes:
- O pigmento faz com que a tinta tenha cor;
- O aglutinante garante que estes pigmentos se colem à superfície e dê à tinta a sua qualidade protetora;
- O solvente facilita a aplicação da tinta, tornando-a mais fina.
Quando se aplica tinta em uma superfície, o solvente começa a evaporar, restando o pigmento que se liga uniformemente à superfície e uma bela camada de tinta. Como é possível observar, o processo de secagem é crucial para que a tinta grude à superfície de forma eficaz.
Quando se pinta em alta umidade, introduz-se ainda mais umidade e o excesso de água interfere no processo de secagem. O que você acaba tendo é uma camada úmida que não vai formar uma camada protetora na superfície.
Mesmo que não exista previsão de chuva, pintar em circunstâncias nas quais as temperaturas e/ou umidade são muito altas pode significar que todo o trabalho duro pode acabar sendo em vão.
Quer a tinta seja à base de óleo, látex ou acrílico, ela é um líquido. Isso significa que a umidade precisa conseguir evaporar para fora dela na taxa correta para secar bem. A temperatura e a umidade podem atrapalhar este processo por muitas razões, terminando em mais do que apenas ter que esperar mais tempo para secar.
Tinta que seca muito gradualmente ou mesmo muito rapidamente não adere tão bem à superfície, tendo como resultado manchas desagradáveis e descamação prematura.
O excesso de umidade no ar pode ser absorvido pelas superfícies e prejudicar a capacidade da tinta de aderir a elas. A umidade também tem o potencial de causar a filtragem de compostos na tinta, deixando manchas de descoloração.
A TG SERVICES é referência em Facilities em Curitiba e Região Metropolitana, e conta com serviços de alvenaria e pintura executados por profissionais altamente treinados e capacitados.
Para mais informações, acesse o site ou entre em contato pelo (41) 3203-9462 ou pelo e-mail tgservices@tgservices.com.br.
#pintura #paredes #umidade #dicas #alvenaria #tgservices