TG Services é especializada em serviços de Facilities como Manutenção e Limpeza Predial, Comercial, Industrial, Limpeza Pós-Obras, além de soluções para o Meio Ambiente (Paisagismo, Jardinagem, Enzimas e Vermicompostagem).

(41) 3203-9462

tgservices@tgservices.com.br

R. Maranhão, 1601 – Portão, Curitiba – PR, 80610-001

Siga-nos no Instagram!

Bem-vindo à TG Services!

Ligue: (41) 3203-9462

Siga-nos!
Top

Os tipos de tomadas mais utilizados

Desde o final do século XIX, os países têm escolhido seus próprios plugues, completamente estranhos ao resto do mundo. Na época, isto não incomodava outros países pelo simples fato de que não havia um grande volume de exportações de aparelhos elétricos ao redor do mundo.

A IEC, Comissão Eletrotécnica Internacional, o órgão que tenta regular este tipo de tomada veio para criar uma tomada “universal”, mas praticamente nenhum país aceitou a mudança. Os dois únicos países são a África do Sul e o Brasil.

1. Tipo A e B: Utilizado na América do Norte, América Central, América do Sul e Japão, o tipo A traz pinos planos. Criado em 1904, o modelo foi o padrão no início do século 20. Seguido pelo tipo B, também encontrado nestas regiões, que traz um pino redondo, amplamente utilizado para computadores.

2. Tipo C: Encontrado em toda a Europa, menos no Reino Unido, Irlanda, Chipre e Malta, é um dos plugues mais comuns no mundo, sendo capaz de se adaptar a outros tipos de soquetes.

3. Tipo D: Padrão da Índia e do Nepal, é o antigo modelo britânico, que colonizou a Índia. O Nepal adotou o modelo por causa da proximidade entre os países.

4. Tipo E: Padrão da França, Bélgica, Polônia, Eslováquia, Tunísia, Marrocos e República Tcheca.

5. Tipo F: Utilizado na Alemanha, Áustria, Holanda, Suécia, Finlândia, Noruega, Portugal, Espanha e Europa Oriental. Modelo criado após a Primeira Guerra Mundial, a tomada tem dois grampos de terra para conexão elétrica.

6. Tipo G: Usada do Reino Unido, Irlanda, Chipre, Malta, Malásia, Cingapura e Hong Kong. Além da forma um pouco estranha, a tomada traz seu próprio fusível.

7. Tipo H: Encontrado em Israel e na Palestina, o plugue tem três pinos redondos. Desde 1989, as tomadas nestas regiões são feitas para aceitar tomadas do tipo C.

8. Tipo I: Usada na Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, China e Argentina.

9. Tipo J: Utilizada na Suíça e em Lichenstein. Muito semelhante ao modelo utilizado no Brasil, mas incompatível devido às dimensões dos pinos. Por outro lado, os pinos tipo C podem ser utilizados sem problemas.

10. Tipo K: Usado na Dinamarca e na Groenlândia, suportando tomadas tipo C.

11. Tipo L: Fundada na Itália, China e alguns países do norte da África, tem três pinos redondos seguidos. Alguns modelos permitem o uso de tampões tipo C.

12. Tipo M: Usado em alguns países da África, é muito semelhante ao plugue tipo D, mas um pouco maior. Em alguns países, como Israel, ele é usado em maquinaria pesada.

13. Tipo N: Utilizado no Brasil e na África do Sul, seu design pode ser compatível com plugues tipo C. É o modelo “universal”, criado pelo IEC e adotado pelo Brasil para tentar padronizar suas tomadas.

A TG SERVICES é especialista em manutenção elétrica predial e industrial, atendendo empresas de qualquer porte e segmento.

Para mais informações, acesse o site ou entre em contato pelo (41) 3203-9462 ou pelo e-mail tgservices@tgservices.com.br.

#tomadas #tgservices #manutenção #elétrica

Share