Os custos de manutenção estão associados a aqueles serviços operacionais realizados em prédios comerciais ou residenciais (condomínios). Entre eles, podemos citar a mão de obra, limpeza, materiais para consertos, gastos com água e energia elétrica, substituição de equipamentos, compra de materiais de proteção individual (EPIs), entre outros.
Os custos de manutenção são divididos em três áreas:
1. Custos diretos: são custos pontuais, ou seja, atrelados a peças de reposição, insumos, ferramentas, mão de obra ou outros serviços;
2. Custos indiretos: são custos derivados da depreciação de bens ou então da falha e reparo em equipamentos;
3. Custos induzidos: são despesas secundárias oriundas da parada de outras operações. Como exemplo podemos citar a interrupção do trabalho de um empregado em decorrência da falha de um equipamento, que ensejará o pagamento de horas extras para compensar as horas perdidas.
Ao analisar os custos separadamente, é possível organizar os dados e realizar uma gestão financeira mais eficiente.
A TG Services é referência em manutenção predial e residencial na capital paranaense, contando com profissionais de alto nível e qualificados para prestar o melhor atendimento.
Entre em contato pelo (41) 3203-9462 ou pelo e-mail tgservices@tgservices.com.br, e saiba mais sobre os serviços da TG Services.
Aproveite para visitar o site em https://www.tgservices.com.br/
#custos #planejamento #manutenção #tgservices