Ao comparar fiação de 110v com 220v, é preciso ter em mente que ambas fazem essencialmente a mesma coisa. Ou seja, eles produzem energia para operar tomadas elétricas.
A equação é a seguinte: Potência = Tensão x Corrente, com corrente medida em amperes. Quando se usa fiação de 220v, é necessário menos corrente do que quando se usa fiação de 110v. A potência é medida em Watts. Assim, para atingir 900 watts de potência, seriam necessários 4,1 amperes com fiação de 220v, enquanto aproximadamente 8,2 amperes seriam necessários com fiação de 110v.
A fiação de 110v é geralmente considerada mais segura para trabalhar porque utiliza menos volts e, como tal, só pode transportar metade da corrente que a fiação de 220v. Embora seja verdade que 220v requer menos corrente para fornecer a mesma quantidade de energia, ele ainda pode transportar muito mais corrente e apresenta um risco maior de ferimentos graves.
Um esquema de fiação típico de 110v requer três fios diferentes: quente, neutro e aterrado. Com a fiação de 220v, são possíveis tanto configurações de três como de quatro fios.
Discutir a diferença entre 110v e 220v pode parecer complicado, mas lembre-se de que eles são realmente dois lados da mesma moeda. Fornecer energia a uma tomada é o propósito de ambos; é que certos aparelhos e ferramentas que estão sendo conectados a essas tomadas requerem mais energia para funcionar.
A potência de 220v é mais eficiente em termos de corrente porque requer menos para fornecer a mesma potência, devido ao aumento da tensão.
A TG SERVICES é referência em serviços de Facilities em Curitiba e Região Metropolitana, e oferece manutenção predial elétrica ou hidráulica para empresas de qualquer porte ou segmento.
Para mais informações, acesse o site ou entre em contato pelo (41) 3203-9462 ou pelo e-mail tgservices@tgservices.com.br.
#voltagem #eletricidade #manutenção #tgservices